A cultura DevOps é mais importante do que a tecnologia.
Nos últimos anos, tem havido uma urgência para que as empresas adotem métodos de entrega ágeis em vários setores. Por essa razão, muitas empresas mudaram suas estruturas organizacionais e se afastaram dos modelos tradicionais, criando ambientes melhores para estimular a adoção de frameworks ágeis, principalmente com seus produtos e projetos. A justificativa, na maioria dos casos, é desenvolver pequenas entregas através das quais o cliente possa ver tanto o produto sendo entregue quanto a possibilidade de mudar a direção da criação, ao mesmo tempo em que é mais receptivo às mudanças.
Se tornar mais ágil e eficiente e responder mais rapidamente às mudanças acontece não somente no ciclo de vida do produto, mas também na forma como você trabalha do lado técnico.
Considerando as equipes de desenvolvimento e operações, por exemplo, existem estratégias para implementar DevOps para quebrar os silos e ajudar a entregar melhores aplicativos. No entanto, as decepções associadas ao conceito DevOps começam nesse ponto. Você consegue se relacionar?
Vamos começar com uma definição associada ao “DevOps”.